- InSport
- Posts
- Conafut abre votação para melhores da indústria do esporte
Conafut abre votação para melhores da indústria do esporte

Oferecimento
Assine o Emprego no Esporte com 50% de desconto e tenha acesso a oportunidades de trabalho no mercado esportivo. Utilize o código exclusivo “insport”.
A Confut Sudamericana abriu a votação para eleger os melhores profissionais, projetos e iniciativas da indústria do esporte em 2025. A premiação, conhecida como Prêmio Confut Sudamericana Nexa de Tecnologia, celebra a inovação e a excelência no futebol sul-americano e é considerada um dos principais reconhecimentos do setor no continente.
O público pode participar indicando e votando em destaques da temporada em diversas categorias, envolvendo clubes, empresas, soluções tecnológicas e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do esporte na região. A iniciativa busca valorizar profissionais e projetos responsáveis por avanços e boas práticas na gestão esportiva.
A votação já está aberta e os resultados serão conhecidos na cerimônia do evento, que reúne especialistas, executivos e principais nomes da indústria do futebol.
6 graus de conexão aplicados ao futebol
A chamada “teoria dos seis graus de Kevin Bacon” surgiu nos anos 90, quando fãs de cinema criaram um jogo em que qualquer ator de Hollywood pode ser conectado a Kevin Bacon em até seis intermediários, sempre baseando-se em filmes compartilhados. Este conceito é uma aplicação lúdica da ideia de “seis graus de separação”, que também se mostra muito relevante no futebol, como destacou recentemente a newsletter The Fishbowl Manager.
No contexto do futebol, a The Fishbowl Manager analisa como alguns jogadores formam verdadeiros hubs de conexões. Por exemplo, Fábio, goleiro do Fluminense, representa um elo privilegiado entre atletas, treinadores e dirigentes de elite, com sua rede fortemente centrada no topo do futebol. Já jogadores como Ronaldo Alves, da Ferroviária, ampliam conexões em diferentes estados, divisões e clubes, funcionando como pontes que encurtam distâncias e diversificam redes profissionais.
A newsletter também detalha exemplos de transformação em redes do futebol global, como a chegada de Arsène Wenger ao Arsenal, em 1996, que conectou de maneira inovadora o mercado francês ao futebol inglês, e a ascensão do Manchester City a super-hub, centralizando relações entre clubes e profissionais de diferentes continentes a partir de 2008. Outro caso citado é da “Lei Beckham” na MLS, que, ao facilitar a contratação de jogadores acima do teto salarial (como David Beckham), acelerou as conexões entre o futebol dos Estados Unidos e o mercado internacional.
De acordo com a The Fishbowl Manager, entender atores e decisões que funcionam como hubs, pontes ou bloqueios é fundamental para analisar como informações, oportunidades e poderes circulam não só no futebol, mas em qualquer rede complexa.
Torcedores reais e seus rituais
A Guinness lançou a campanha “Lovely Day for a Guinness” para a temporada 24/25 da Premier League, focando em mostrar torcedores reais e seus rituais fora dos 90 minutos de jogo, como DJs tocando perto de estádios, fãs pintando as unhas com símbolos dos clubes, encontros familiares antes das partidas e o tradicional encontro nos pubs. De acordo com a newsletter Creative News, a intenção é valorizar as experiências que cercam o futebol e não apenas as partidas em si, destacando o que acontece ao redor dos jogos. Veja o vídeo:
A campanha terá exibição extensa, prevista para ao menos 215 jogos ao vivo na Sky Sports (Reino Unido) e mais de 200 anúncios na NBC (EUA), com versões adaptadas, incluindo narração de figuras como Gary Neville. Ainda segundo a Creative News, a Guinness já está presente em estádios como Arsenal, Aston Villa e Newcastle, além de expandir sua atuação com a versão sem álcool, que se tornou líder de vendas no Reino Unido.
Com resultados expressivos desde 2019, a marca soma 3,8 milhões de novos consumidores e é a líder em consumo durante ocasiões de futebol no país. A campanha enfatiza a inclusão ao retratar torcedores dos 20 clubes da Premier League, mostrando que todos têm espaço em suas ações—sempre registrando rituais e vivências reais dos fãs.
Curadoria
Oferecimento
Assine o Emprego no Esporte com 50% de desconto e tenha acesso a oportunidades de trabalho no mercado esportivo. Utilize o código exclusivo “insport”.