- InSport
- Posts
- Vídeo: campanha da FPF coloca "de castigo" pais de atletas da base
Vídeo: campanha da FPF coloca "de castigo" pais de atletas da base

Oferecimento
Assine o Emprego no Esporte com 50% de desconto e tenha acesso a oportunidades de trabalho no mercado esportivo. Utilize o código exclusivo “insport”.
A Federação Paulista de Futebol lança o novo filme da campanha “-Ódio +Futebol”, destacando uma ação pedagógica inédita: após episódios de mau comportamento de adultos nas arquibancadas, pais e responsáveis são simbolicamente “colocados de castigo” para estimular reflexão e mudança de postura. No fim deste email, há um vídeo com a peça completa.
Contexto da decisão
Em caráter educativo e por recomendação do TJD-SP, 144 jogos das rodadas 16 e 17 do Paulista Sub-11 e Sub-12 foram disputados com portões fechados entre o fim de agosto e início de setembro, sem presença de torcedores.
A medida respondeu ao aumento de ocorrências: 46 registros desde junho, superando os 34 de todo o ano anterior, incluindo ofensas a crianças, injúria racial, homofobia, brigas, ameaças e outras hostilidades.
Muitos dos episódios partiram de próprios pais nas arquibancadas, fator central para o foco educativo da campanha.
Mensagem da FPF
“Fechar os portões não foi para punir, mas para educar”, afirma o presidente Reinaldo Carneiro Bastos, reforçando que atitudes nas arquibancadas são observadas e espelhadas pelos filhos.
A campanha “-Ódio +Futebol” visa combater intolerância e violência, lembrando que, nas categorias de base, o futebol é formativo, lúdico e instrumento de socialização, acima de qualquer resultado.
O novo filme dirige-se especialmente a pais e mães, convocando autoconsciência: o comportamento adulto em dia de jogo influencia diretamente a experiência, a segurança e o prazer das crianças no esporte.
Voz das crianças
Todos os depoimentos são reais, de atletas do Sub-11 e Sub-12, e traduzem o impacto dos abusos:
“Não é legal xingar uma criança. Fiquei triste. Até chorei”
“A gente tem muito medo de errar. Se erra, os pais xingam”
“Eu queria pedir muito para os pais não xingarem as crianças”
“Só torcer e ficar feliz”
Esses relatos mostram como gritos, insultos e hostilidade geram medo, tristeza e pressão indevida, minando o desenvolvimento saudável e o prazer de jogar.
Retorno do público e próximos passos
Os torcedores retornaram às arquibancadas em 14 de setembro, e as partidas seguem normalmente com público, amparadas pelo compromisso de ambiente seguro e respeitoso.
O filme “Pais de Castigo”, produção original da FPF em parceria com a Gutierre Filmes, reforça o pacto por arquibancadas acolhedoras, onde exemplo, respeito e incentivo sejam regras permanentes.
A campanha continua ativa para consolidar boas práticas: educação, inclusão e celebração do jogo acima de qualquer intolerância.
Assista ao filme
Curadoria
Oferecimento
Assine o Emprego no Esporte com 50% de desconto e tenha acesso a oportunidades de trabalho no mercado esportivo. Utilize o código exclusivo “insport”.